terça-feira, 30 de novembro de 2010

Correspondência Trocada com o Joaquim Ferreira dos Santos do Segundo Caderno

Enviei um e-mail ao jornalista Joaquim Ferreira dos Santos com comentários sobre a sua crônica "Jardim das Obsessões - Aproveitando que Paul McCartney está por aqui", na qual revela que o baixista é o seu Beatle favorito.


Na semana seguinte, fui surpreendido pelo fato de o colunista de O Globo ter respondido o meu e-mail. Não, a resposta não foi parar na minha caixa postal e sim na sua famosa crônica das segundas-feiras.


Há um bom tempo, o jornalista Arthur Dapieve escreveu sobre a emoção que sentiu, ao ouvir o narrador esportivo José Carlos Araújo disparar na Rádio Globo: "Olha o Fogão de novo! O Botafogo do Arthur Dapieve se manda vai embora! Vai mais, vai mais, vai mais garotinho...".


Confesso que ao ler o meu nome e algumas linhas minhas na crônica do Joaquim, tive o mesmo sentimento.


Abaixo, um trecho da crônica do jornalista:


"De Alexandre Guimarães: 'Paul é o maior melodista do pop/rock (ou o que seja) e escreveu canções lindas de doer, sem as quais os Beatles não teriam sido os Beatles em termos de mainstream, em termos de alcançar um público off-rock - como você, Joaquim, e este fato talvez explique a sua preferência.'


Alexandre, não sou só off-rock. Eu vivo em off. Principalmente em off-jornalismo. Um bando de gente me liga o dia inteiro, falando coisas do arco da velha, mas sempre com a ressalva de que é em off.  


Com alguns eu ainda tenho um humor Lennon de ser. Digo que o distinto só pode ter mamado um litro de Orloff e que off mesmo só a minha patroa, Offélia.  


Mas a vida é muito curta para brigas e implicâncias, Alexandre, e espero que você perceba que estou citando o Lennon em 'We Can Work It Out'. Quando me pedem off, eu sorrio feito o 'Fool on The Hill'. Faço o tolo. A todos agradeço penhoradamente."


Na sequência, o meu e-mail para o jornalista, colunista e cronista:


Caro Joaquim Ferreira dos Santos, uns preferem o John, outros o Paul e outros ainda o George. Deve existir quem curta mais o Ringo (foto) pelo seu humor - é possível.


No entanto, o que eu não curti foram os seus argumentos na defesa da sua preferência por Paul McCartney - a qual respeito.


Você diz que Dilma Rousseff deve preferir John Lennon por causa do "Power to The People" de Lennon. Isso quer dizer que você tem a Dona Dilma em alta conta. A futura presidente deve ter ficado feliz ao ler a sua crônica.


No entanto, você associa a nossa futura mandatária à música "Revolution" de John Lennon. Sugiro que você ouça com atenção a letra desta música dos Beatles.


Como se sabe, Dilma Rousseff lutou contra a (maldita) ditadura militar usando (bravamente) o instrumental da luta armada. Detalhe: eu não votei em Dilma Rousseff, mas admiro o passado político da nossa futura presidente.


A letra de "Revolution" nada tem a ver com luta armada. Pelo contrário !!!


Você escreve: "O gordinho (John) adorava uma demagogia...". Se um desses garotos, colegas seus de redação, tivesse escrito esta frase, eu entenderia e nem perderia o meu tempo escrevendo um e-mail ao Globo.


Entretanto, você - logo você (!) - se refere à "demagogia" em uma época na qual uma coisa como "ideologia" (atualmente old fashion) norteava tantas vidas ???


Quanto a "gordinho", só pode ser uma brincadeira sua com o fato de, quando viúva, Yoko Ono ter revelado que o magro John Lennon era encanado com a sua barriga.


"O homem era bom de mídia", você escreveu. Mais uma vez, você se esqueceu de que por causa destes questionamentos políticos, John Lennon foi fichado e perseguido implacavelmente na época da... ...Guerra Fria !!! E terminou assassinado sabe-se lá por quais motivos.


Você continua: "John não era muito de estúdio...". Caro Joaquim, você tem ideia do que faziam George Martin, John, Paul e George Harrison dentro de um estúdio ???


Do quanto eles brigavam por causa de ideias, arranjos e tecnologia. Do quanto eram obsessivos e malucos em elaborar o trabalho dentro de um estúdio?


Você escreveu: "John, quando ficou sozinho, regravou os rocks da infância... ..., insatisfeito com a revolução musical que Paul, o único ligado nas vanguardas da época, liderou nos Beatles".


O genial e super talentoso maestro Paul McCartney elaborava arranjos maravilhosos, belíssimos para as suas músicas. O "maluco" e vanguardista John Lennon quebrava a cabeça "viajando" em arranjos psicodélicos e revolucionários para aquela época.


Paul é o maior melodista da música pop/rock (ou o que seja) e escreveu canções lindas de doer e hits sem os quais os Beatles não teriam sido os Beatles em termos de grande público (mainstream), em termos de alcançar um público off-rock - como você, Joaquim.


[e este fato talvez explique tudo; talvez explique a sua preferência]


Mas se dependesse de Paul McCartney, os Beatles nada teriam de revolucionários, meu caro Joaquim.


Que fique bem claro que eu amo o trabalho imortal de Paul McCartney e acho a coisa mais natural do mundo uns preferirem um, outros preferirem outro e outros ainda preferirem o genial George (ou o Ringo - pelo senso de humor dele, sua bateria ou os seus poucos vocais em algumas faixas).


Os seus argumentos para justificar a sua preferência são equivocados (ouso afirmar isso), pelo fato de você desconhecer os Beatles ou por não ser afeito a rock e afins (ou mesmo não gostar deste gênero).


Querido Joaquim (e aqui, o "querido" é sem qualquer ironia), prefiro quando você escreve sobre as Vedetes.


Guardei com carinho a sua magnífica crônica "Vedetes" - Do baú do cronista, em homenagem ao musical sobre Sonia Mamede".


Poeticamente, esta sua crônica gera um efeito de porrada na cara em toda a hipocrisia e moralismo de pais, avós, tios velhos e parentes ridículos.


“Vedetes – Do Baú do Cronista...” não foi uma bela melodia. Para mim, ela foi rock, metal, punk e o diabo a quatro !!!


Um forte abraço, Alexandre Guimarães.



__

6 comentários:

  1. Richard Starkey (age 70)8 de dezembro de 2010 às 23:03

    What would you think if I sang out of tune?
    And this love of mine keeps growing all the time
    And you know it don't come easy

    ResponderExcluir
  2. Querido Alexandre,
    Este post desperta paixões (Lennon, Paul, George and Ringo).
    Beijos,
    (sua prima) Valéria.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho visto seu blog. Avise-me de post novo. Bj. ML.

    ResponderExcluir
  4. By the way, ponto de vista bem defendido.
    Beijos.
    Valéria

    ResponderExcluir
  5. Eu li o JFS. Bacana seu blog. Bjs.

    ResponderExcluir