quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Liverpool, Locutor da ESPN e Marcação


Hoje, o visitante Liverpool venceu o Unirea da Romênia por 3 a 1 e se classificou para as oitavas de final da Liga Europa. Na primeira perna, jogando em casa, os Reds venceram por 1 a 0 e é sobre este jogo que eu quero comentar.

Esta partida foi disputada na quinta-feira passada (dia 18) e o time do capitão Steven Gerrard (foto) penou para derrotar a equipe romena. O gol só saiu aos 81 minutos. Babel cruzou da esquerda, o espanhol Pacheco escorou de cabeça e N'Gog fuzilou, também de cabeça, para o fundo das redes.

Durante a partida, o ótimo narrador Paulo Andrade (boa voz, vibração, narração em cima dos lances), da ESPN, só falou mal do time do Liverpool e do jogo.

O loucutor e lenda viva José Carlos Araújo da Rádio Globo-AM (RJ) costumava dizer, que "narrador esportivo tem que ser um animador de espetáculo".

O cara não pode ficar o tempo todo depondo contra o evento narrado por ele. Por pior que seja o evento. Caso contrário, ele me autoriza a mudar o canal ou a desligar a televisão.

E o que se viu na tal partida, caro internauta? Um típico jogo de ataque contra defesa. Jogando em casa, o time da terra do Echo and The Bunnymen buscou o gol o tempo todo e o Unirea se defendeu. Mas se defendeu com muita, muita eficiência.

Renunciando ao ataque, sem cometer faltas, marcando na bola, os jogadores do time romeno demonstraram calma durante toda a partida. Um time sereno, ninguém gritando com ninguém. Uma postura zen quase budista.

Todos marcando todos os adversários, cobrindo os espaços, deixando mais de um marcador na sobra, diminuindo o campo.

Defensores, meias, e atacantes se propuseram a não deixar o adversário jogar e fizeram isso sem deslealdade e, como já disse, com eficiência total. [ok, oquei, até os 81 minutos]

Pronto, basta isso para o brasileiro não gostar. E tome de críticas, por parte do tal locutor da ESPN, ao time do Liverpool e à partida. "O time não tem criatividade; o time parece desinteressado; o time é fraco; o jogo é ruim; bom jogo será o do próximo sábado, blá, blá, blá". E olha que o cara nem é comentarista: está ali para narrar o jogo.

Quando o torcedor está vendo um jogo do seu time, pouco importa o nível técnico da partida. Ele quer a vitória do seu clube e ponto. Depois de 81 minutos torcendo por um gol, quando ele sai o torcedor vibra, comemora e espera ansiosamente pelo apito final do árbitro.

Não havia espaço para o time do Liverpool, mas os seus jogadores até que distribuíram bem o jogo, tentaram abrir espaços pelas pontas, procuraram atrair a marcação, tentaram bolas alçadas na área adversária, chutes de média e longa distância e... ...nada.

O que faltou - além de alguns titulares que desfalcaram o time - foi velocidade nos raros contra-ataques.

E tome do sibilante locutor da ESPN falar mal do time dos Reds, ler estatísticas históricas desfavoráveis ao Liverpool (aliás, este é um hábito dele), criticar o jogo em si.

Sem exagero: já estava ficando constrangido de estar assistindo ao jogo com uns amigos (e torcendo feito um louco; sou torcedor dos Reds). Cheguei a temer que um deles me dissesse: "muda de canal, Alexandre!".

Brasileiro tem que entender, que - em certas situações - entrar em campo para se defender é uma opção estratégica válida. E quando ela é bem sucedida, mesmo um adversário mais técnico não consegue jogar o seu futebol.

Claro que por sermos um país que teve Didi, Gérson, Pelé e Garrincha, entre outros inúmeros cracaços, valorizamos mais a criação.
Que bom isso! Faturamos cinco Copas do Mundo (!) - sendo que as duas últimas já com um bom poder de marcação também.

No entanto, atualmente, aqui no Brasil, o que se vê são jogadores que não sabem marcar, dar o bote na bola, tirar o espaço do adversário, e aí cometem faltas o tempo todo. Para mim, isso é que é jogo feio. Assim, como também é mais fácil fazer gol estando livre de marcação.

O "Titio" Orlando Fantoni, técnico Campeão Carioca de 1977 com o Vasco, dizia: "com um bom ataque eu ganho um jogo. Com uma boa defesa eu conquisto um campeonato".

Hoje, não tem essa de ataque e defesa. Todos atacam e defendem - o tal do fut total.

Cansei de assistir a jogo do Man Utd com o time goleando e aos 88 minutos o Cristiano Ronaldo dando chutão na sua área ajudando a defesa.

No Liverpool, o atacante Dirk Kuyt também desempenha esta função. É bem verdade que para fazer isso é necessário ter um excelente preparo físico e aqui atrasam salários e aí fica difícil cobrar preparação fisíca e afins.

Bom, hoje teve a segunda perna e o Liverpool ganhou por 3 a 1 do Unirea (Mascherano, Babel e Gerrard marcaram para os Reds). O jogo foi narrado na ESPN por outro Paulo: Soares, o "Amigão", que animou o espetáculo. Foram quatro gols, mais espaços e alguma correria.

Entretanto, neste jogo, o Liverpool apresentou sérias deficiências. O Unirea jogou procurando o ataque e inúmeras vezes levou muito perigo à meta de Pepe Reina. O time romeno só não marcou mais gols por ter sido incompetente nos arremates.

O meio-de-campo do Liverpool não marcou bem (que saudade do Xabi Alonso...), a defesa se posicionou mal, laterais reservas e improvisados não foram eficientes no apoio e jogando assim não vejo futuro para a equipe na competição.

Mas, muito provavelmente, este jogo deve ter agradado mais a quem vê o futebol pela ótica do sibilante narrador da ESPN.


__

7 comentários:

  1. Mariana Bispo - Ilha do Governador - RJ1 de março de 2010 às 17:23

    Olá Alexandre. Eu sempre leio e às vezes comento na página do Liverpool no site da ESPN Brasil. Foi lá que eu vi um link do seu blog há um bom tempo. Eu gosto muito do Paulo Andrade, mas acho que ele não tem muita simpatia pelo Liverpool não.

    ResponderExcluir
  2. Hilton Junior - São Luis - Ma - Liverpool até a morte16 de março de 2010 às 00:58

    Alexandre concordo com vc e com a Mariana Bispo. O Paulo Andrade não gosta do Liverpool.

    ResponderExcluir
  3. estes caras torcem demais. não vejo a hora do campeonato começar. go gunners.

    ResponderExcluir
  4. Só agora eu vi este post. Você me mandou um link com o post da BB. Não tinha lido esse. Não acompanho o campeonato inglês mas a gente vê que tem muita gente torcendo com o microfone na boca.

    ResponderExcluir
  5. Felipe Molina (São Paulo-SP)13 de julho de 2010 às 17:56

    Eu até já tirei o som da tv num jogo do Liverpool. Viu o q o Benayoun falou do Benitez?

    Deixei um comentário lá.
    http://espnbrasil.terra.com.br/liverpool/noticia/135092_EX+LIVERPOOL+MEIA+BENAYOUN+DISPARA+CRITICAS+AO+TECNICO+RAFA+BENITEZ

    ResponderExcluir
  6. Joe Cole vai jogar nos Reds. YNWA !!

    ResponderExcluir
  7. Steve Gerrard Gerrard
    He'll pass the ball 40 yards
    He's big and he's fuckin' hard
    Steve Gerrard Gerrard

    ResponderExcluir