segunda-feira, 25 de abril de 2011

Crime e Medida

O assassinato brutal de crianças, na imprensa, e as razões profundas, ou a falta delas, que condenam o homem ao absurdo.


"O homem é a medida de todas as coisas", de Protágoras, foi confirmado em cada texto, depoimento, opinião, revolta, análise e perplexidade diante do ocorrido.


Jorge Coli em "O Lenço e o Caos", no livro "Os Sentidos da Paixão" (Funarte/Companhia das letras), destaca o acaso em Shakespeare como algo incompreensível. "Agente da catástrofe, sua presença é o sinal da inexistência de um sentido explícito para aquilo que Montaigne chamaria 'a humana condição'."


O escritor francês, segundo Coli, "indica a perplexidade diante da ausência perceptível de qualquer desígnio superior, de qualquer sinal decifrável do mundo."


Para o professor paulista, o acaso revela "a sua incapacidade completa de atingir as razões profundas. Se elas existem ou não, no fundo, pouco importa: o homem é condenado ao absurdo."


No triste episódio da chacina, a medida do homem se manifestou no porteiro do prédio onde moro defendendo a importância da presença de vigias ou seguranças em escolas públicas, nos defensores do porte de armas, nos opositores a este comércio, nos políticos da base aliada decantando a emoção da presidente com o ocorrido,



no show de cobertura da mídia, nos opositores ao bullying, nos defensores de um bullying light, nas autoridades estaduais auto-elogiosas de sua segurança pública, nos defensores dos video games, nos inimigos dos video games, e nos "diagnósticos" de psiquiatras forenses ou não, entre outras tantas manifestações.


O crime hediondo me pegou quase no fim de uma nova leitura de "Humano, Demasiado Humano" de Nietzsche (desta vez, com a excelente tradução de Paulo César de Souza).


Não me fez bem. Entre possíveis questões éticas, epistemológicas, artísticas (humanas), lógicas, e metafísicas, fui fisgado pela última; mais precisamente pelo questionamento dela. Foi esta a minha medida naquele momento.


A Filosofia costuma operar movimentos na minha saúde: a favor ou contra. O escritor indígena, graduado em Filosofia, Daniel Munduruku, me lembra a relação estreita entre conhecimento e crise.


Como se sabe, Nietzsche questionou a metafísica dos gregos clássicos e se aproximou dos pré-socráticos - desqualificados pelo platonismo. Para Liszt Vieira, "toda a vez que perguntamos sobre a significação ou sobre a essência de alguma coisa, nós estamos no domínio metafísico."


Foi nesta questão que eu mergulhei a partir do crime e sob as minhas leituras concomitantes.


Em "Nietzsche e a Reversão do Platonismo", Liszt Vieira ainda acrescenta: "Na realidade, o que Nietzsche faz é desnaturalizar a verdade, isto é, desnaturalizar as essências, acabar com a dualidade que Platão instaura entre essência e aparência. Porque a essência de uma determinada coisa vai ser dada em função da força que se apodera daquela coisa."


No momento após o crime e de minhas livres e indisciplinadas associações, o que me fascinou foi ter descoberto uma carta de Freud revelando o seu desprezo pelo homem.


Trata-se do artigo de Simone Perelson intitulado "O 'super-homem' e o 'pai da horda': considerações éticas".


No artigo, é analisado o super-homem (o além-do-homem) de Nietzsche, em "Assim Falou Zaratustra", pela visão de Freud que o desloca no tempo, retirando-o do futuro e associando-o com o pai da horda primitiva descrito por ele em "Totem e Tabu".


Freud afirma este deslocamento em "Psicologia das massas e análise do eu" e Perelson - apoiada em vasta bibliografia - analisa como ocorre este deslocamento, os pontos em comum e divergentes entre os dois gênios, e o equívoco de Freud - além de um provável motivo para este equívoco: "Movido por uma leitura de Nietzsche marcada por um fascínio que impediu o aprofundamento necessário..."


Segue Perelson: "Entretanto, é justamente quando parece buscar indicar as suas diferenças, com relação ao que sustenta o filósofo, é que Freud mostra-se surpreendentemente próximo de suas ideias"; "Talvez possamos afirmar, (...), que Freud é nietzschiano não tanto onde espera ser, em suas referências explícitas ao filósofo, mas, antes, ali onde não sabe que o é."


A tal carta citada parágrafos acima enfatiza a diferença e a convergência entre os dois autores. Depois da transmutação dos valores, Nietzsche espera um homem pós-histórico. Freud não tem qualquer interesse por uma nova moral, embora muito se aproxime do filósofo como crítico do homem.


Em uma carta a Pfister, Freud escreve: "Se é preciso falar de uma ética, professo, em meu nome, um ideal elevado, dos quais os ideais que conheço se distanciam em geral de uma maneira das mais lamentáveis."


Freud acrescenta: "A ética me é estranha. Eu não quebro muito a minha cabeça a respeito do bem e do mal, mas na média, descobri muito pouco 'bem' nos homens. Pelo que sei, quer invoquem tal ou tal outra doutrina – ou nenhuma – não são em sua maioria senão canalhas."


Para mudar o tom e o andamento, já comecei a ler "Histórias íntimas - sexualidade e erotismo no Brasil" (Ed. Planeta) de Mary del Priore.


Como o Leão da Montanha da Hanna-Barbera, também sei identificar o momento necessário de buscar uma saída lateral estratégica.



__

11 comentários:

  1. O mal e o bem sempre existiram e sempre existirão entre nós. Faz parte da vida ,faz parte do ser humano, faz parte da história. Todos nós conhecemos a história de Hitler, dos escravagistas, do assassinato de Jesus Cristo(acreditando em sua divindade ou não), da bomba nuclear lançada pelos EUA sobre o Japão e de tantas outras atrocidades que o homem foi e é capaz de cometer, mas também conhecemos a história de Gandhi, do Próprio Jesus Cristo, jovens que vão para as ruas protestar contra guerras como a do Iraque, de pessoas que vivem suas vidas dedicando-se a ajudar pessoas, animais abandonados, pessoas que entram em barcos e atravessam oceanos para levar ajuda a outros. Portanto qualquer um, seja filósofo, psiquiatra, engenheiro ou padeiro, que venha a dizer que todo ser humano é mau deixa apenas transparecer suas frustações e inseguranças ou até mesmo aquilo que se passa dentro do seu e apenas seu coração. Ele diz e tenta fazer com que todos acreditem que são maus para tentar justificar o mal que há dentro dele próprio pois assim, colocando todos no mesmo saco, fica mais fácil para ele aceitar sua condição.

    ResponderExcluir
  2. Pai da Horda Primitiva27 de abril de 2011 às 16:55

    GRRRRRRR huuuu xun grrram hãhãhã kram GRRRRRR...

    ResponderExcluir
  3. Aninha Medrado, ich war nie schlecht.

    ResponderExcluir
  4. Aninha Medrado, das problem ist jenseits von gut und böse.

    ResponderExcluir
  5. Escrevendo rapidamente só para dizer: muito bom, Alexandre! Gosto muito do Liszt Vieira. Ótimas reflexões. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Bullying light? O pior é que eu li isso na imprensa também. É inacreditáaaaavel............. Muito bom post, Alexandre.

    ResponderExcluir
  7. Paulo César de Souza11 de maio de 2011 às 17:46

    "Neste livro acha-se um ser 'subterrâneo' a trabalhar, um ser que perfura, que escava, que solapa. Ele é visto - pressupondo que se tenha vista para esse trabalho na profundeza - lentamente avançando, cauteloso, suavemente implacável, sem muito revelar da aflição causada pela demorada privação de luz e ar; até se pode dizer que está contente com o seu obscuro lavor. Não parece que alguma fé o guia, algum consolo o compensa? Que talvez queira a sua própria demorada treva, seu elemento incompreensível, oculto, enigmático, porque sabe o que também terá: sua própria manhã, sua redenção, sua aurora?" (Nietzsche em "Aurora")

    ResponderExcluir
  8. Paulo César de Souza11 de maio de 2011 às 17:51

    "Na realidade, meus pacientes amigos, já lhes direi o que buscava eu lá embaixo, aqui neste prólogo tardio que bem poderia ter sido um último adeus, uma oração fúnebre: pois eu retornei e - escapei. Não creiam que eu venha exortá-los às mesmas audácias! Ou a mesma solidão! Pois quem perfaz esses caminhos próprios não encontra ninguém: é o que sucede nos 'caminhos próprios'." (Nietzsche em "Aurora")

    ResponderExcluir
  9. O ser humano é um animal inviável.

    ResponderExcluir
  10. "Thus Spoke Zarathustra"

    ResponderExcluir
  11. "Also Sprach Zarathustra"

    ResponderExcluir